•  
  • Carneiro N° 3

    Carneiro N° 3

    Bomba Carneiro N° 3.

    Mais detalhes

    03

     

    CARNEIRO HIDRÁULICO

    É uma das bombas mais práticas, de custo mais baixo no mercado nacional, não exige outra despesa senão o custo do material da instalação. 
    Também conhecido como aríete, é um aparelho que eleva água a determinado ponto. Necessita de água em abundância e uma diferença de nível entre a superfície da água a ser elevada e o lugar onde se encontra instalado. Ideal para abastecimento de água em residências, pequenas criações ou plantações, etc.

    Construido em ferro fundido.

    Recomendações para a instalação do Carneiro "MARUMBY"

     


    C=D/100 + B + 0,3 B/A

    - O recalque da água é produzido pelo ar comprimido dentro do bojo do carneiro. Trabalhando continuamente, este ar tende a diminuir até paralisar o movimento do martelo. para evitar o esgotamento rápido do ar, fura-se o cano de entrada "E" com broca de 1 a 2 mm. de diâmetro a uma distância de 10 a 20 cm. do carneiro, conseguindo assim a aspiração de pequena quantidade de ar que fica retido no bojo com cada movimento da válvula. Quando o carneiro parar por falta de ar, remove-se o bujão disposto na parte lateral da base do carneiro, para dar vasão à água acumulada neste.
    - O cano de elevação "D" poderia ter comprimento ilimitado, se não fossem as perdas pela fricção (1 metro de altura "B" em cada 100 metros de comprimento "D"), portanto, deverá ser colocado o quanto mais reto possível, evitando-se joelhos e curvas fechadas e, sempre em elevação crescente para evitar bolsas de ar, que, prejudicam a passagem livre da água pelo cano e conseqüentemente a produção do carneiro.
    - Recomendamos a colocação de uma válvula de retenção, no cano de elevação "D", a uma distância de 50cm. do Carneiro. Além desta, torna-se necessário colocar outra válvula de retenção, na metade da diferença de nível da letra "B".

    Especificações para Dimensionar o Carneiro Hidráulico Ideal

     

     

          

    Numero

    Quantidade de agua (vazão) entrada/minuto

    Tubo entrada

    tubo saída diam.interno

    Peso Kg

    2

    7 a 11 litros

    "3/4"

    3/8"

    12

    3

    7 a 15 litros

    1"

    1/2"

    19

    4

    11 a 26 litros

    1.1/4"

    1/

     

    5

    22 a 45 litros

    2"

    3/4"

    31

    6

    70 a 120 litros

    3"

    1.1/4"

    65

         
         

     

    Como Fazer:

     

    Observar na Tabela acima, a quantidade de Litros por minuto (sempre no periodo de estiagem), qual a vazão disponível do reservatório (lago,rio,represa,etc) para saber qual o numero do carneiro que é mais adequado.

    O Carneiro Hidráulico possui certas limitações que devem ser observadas:

    A Distância máxima a conduzir a agua deve ser de 500m a 600m, e a altura de elevação não deve ser superior a 50m.

    Também é necessário ter um reservatório de água em que a saída esteja a pelo menos 1 metro acima do nível de instalação do carneiro hidraulico.

    ), portanto, dever22 a 45 litros

    Fabricantes

    Mapa de Localização